Clube das Emoções - o programa de grupo de desenvolvimento emocional para crianças da Psicóloga dos
E quase, quase a terminar o programa em grupo de desenvolvimento de competências emocionais para crianças da Psicóloga dos Miúdos, o Clube das Emoções!
Um programa de 6 sessões para as crianças e uma sessão final para mães e pais, cada uma com 90 minutos. Uma viagem muito rica, diversa, difícil mas fundamental pelo mundo das emoções. Os participantes deste clube das Emoções, um clube muito exclusivo, especial, apenas para 4 elementos por edição, para que todas e todos possam ter uma experiência completa, exclusiva e em que a relação grupal é privilegiada e ingrediente para uma maior eficácia e respeito pelas emoções do próprio e dos outros.
Foi um privilégio para as psicólogas responsáveis pela criação e dinamização do grupo, fazer esta viagem com o grupo fantástico que se intitulou logo na primeira sessão como Os detectives super corajosos e o super clube do medo.
Sessões sempre práticas, criativas, em que os próprios participantes construíram os materiais de identificação, regulação e expressão emocional, criando assim a sua caixa de ferramentas emocionais, com materiais sustentáveis, usando a arte livre, a ideia e a originalidade de cada um, ferramentas essenciais para um desenvolvimento mais saudável e completo. E num tempo de tanta tecnologia, meios virtuais, este tempo de criação manual, de artes plásticas, com materiais do dia-a-dia revelou-se por si só terapêutico para todas e todos os participantes.
Aguardamos ansiosamente pela última sessão do grupo e pela sessão das mães e dos pais, para que possamos partilhar todo o trabalho feito por estes detectives pequenos mas tão grandes! Agora ainda mais, certamente, depois desta viagem pelo mundo da literacia emocional.
Desvendamos aqui alguns momentos, os possíveis de captar, porque grande parte deles estávamos todos presentes no presente!
Grata a todas e todos os nossos detectives super corajosos e às mães e aos pais que lhes proporcionaram esta especial oportunidade!