Seminário Indisciplina: Rebeldia ou consequência?
No passado dia 4 de Fevereiro de 2017 estive como oradora no Seminário Indisciplina: rebeldia ou consequência ? promovido pelo Colégio Vasco da Gama. O desafio foi lançado pelas psicólogas do colégio Alexandra Velez e Patrícia Oliveira, propondo que eu pudesse conversar com os participantes, partindo do tema: "Porque é que o meu filho não veio com manual de instruções?"
Um tema que me deixou a reflectir durante alguns dias, numa tentativa de o relacionar com o tema global do seminário, sendo imediato para mim o porquê dos miúdos não trazerem manual de instruções... Ainda que reconhecendo que às vezes daria muito jeito...
No meio das reflexões, questões que pus a mim própria, resolvi fazer uma coisa diferente... Costruir manuais de instruções com os participantes, partindo da reflexão, da abordagem preventiva e da compreensão da função do sintoma, neste caso da indisciplina.
Foi a comunicação de abertura do seminário, numa mesa que partilhei com a Cristina Valente, psicóloga e coach parental, que apresentou uma perspectiva sobre as emoções e a compreensão das mesmas muito interessante, preciosa para quem educa e, sem querermos, complementámos as nossas contribuições de uma forma muito fluída, lógica e integrada.
Depois sentei-me do lado de quem assistia, um público participativo, diversificado, consciente e atento à necessidade de falarmos, comunicarmos, reinventarmos a forma como educamos e ajudamos a crescer. Foram diferentes as abordagens trazidas pelos palestrantes, da neurologia pediátrica à terapia da fala, passando pela educação especial.
Um Sábado em que reinou a troca de perspectivas, a comunicação entre técnicos, pais, professores e educadores e em que, mais uma vez, a perspectiva preventiva é fundamental e a necessidade de mudança na educação é urgente por todos nós. Afinal, os miúdos são o nosso espelho.
Grata pelo convite, foi uma honra, vim novamente mais rica e com a certeza que cada vez mais quero ser desafiada do ponto de vista preventivo e da reflexão.
Partilho convosco algumas fotografias.