Seminário "Infâncias felizes: realidades, desafios e mudanças
No passado dia 14 de Abril, a convite das Aldeias SOS Crianças da Guarda participei no seminário "Infâncias felizes: realidades, desafios e mudanças" no âmbito da Campanha "Abril, mês de prevenção dos maus-tratos na infância".
A propósito do tema, a comunicação que partilhei com os participantes entitulava-se "A importância da saúde mental dos pais/cuidadores para o desenvolvimento mental saudável das crianças", aproveitando o tema do seminário, para apelar à necessidade de todos os técnicos, professores, educadores e envolvidos na educação de crianças/adolescentes estarem atentos à saúde mental dos pais/cuidadores e terem um papel determinante na prevenção e intervenção na mesma.
Foi um dia de muita chuva lá fora. Na sala onde se realizou o seminário, choveram excelentes contributos com comunicações muito pertinentes, que suscitaram dúvidas, reflexões e a certeza de que no final a missão foi cumprida: prevenir maus-tratos na infância.
A todos os envolvidos e à organização, mais uma vez o meu bem-haja pelo convite e a partilha da vontade de regressar e reflectir em conjunto.
Partilho algumas fotografias deste dia de troca de conhecimentos e construção de caminhos e mudanças.